Processo Seletivo NPOR
Criado por intermédio da Portaria nº 421-EME, de 21 de setembro de 2016, o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva no 5º Batalhão de Engenharia de Construção (NPOR/5º BEC) é um estabelecimento de ensino de formação de nível superior, integrante da Linha do Ensino Militar Bélico, destinado a planejar, executar e avaliar atividades ligadas ao ensino e à aprendizagem, no que tange à formação do Oficial R/2, capacitando-o à convocação temporária para o serviço ativo no corpo de tropa, constituindo, assim, uma reserva de alto nível para o Exército. Localiza-se no interior da área do 5º Batalhão de Engenharia de Construção, e está situado no seguinte endereço: Avenida Rogério Weber, nº 1 – Bairro Militar – Porto Velho – RO.
1. Como funciona o processo seletivo?
O processo seletivo tem início com o alistamento do jovem que está completando 18 anos.
A seguir o jovem deverá seguir até a Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência para retirar o seu Certificado de Alistamento Militar (CAM). Nesta oportunidade será marcada uma data para que o jovem se apresente na Comissão de Seleção das Forças Armadas.
Aqueles que estão matriculados ou venham a ser matriculados em curso de graduação de nível superior até o término dos trabalhos da Comissão de Seleção (CS) devem informar esta condição para que possam participar da seleção especial (SE) para o NPOR. Para participar da SE o candidato deve ter sido considerado apto na CS.
Na seleção especial o candidato pode ser considerado apto ou inapto. Os candidatos aptos deverão retornar no ano seguinte para participar da seleção complementar à cargo da equipe de instrução do NPOR/5º BEC.
A seleção complementar é a última fase e dela participam os candidatos considerados aptos na seleção especial e que tenham comprovado estar matriculados em estabelecimento de ensino superior.
Ela é realizada nos meses de janeiro e fevereiro, e consta das seguintes atividades:
- Revisão Médica e odontológica;
- Exame de Aptidão Física;
- Entrevista; e
- Exame Intelectual.
Em qualquer dessas fases o candidato poderá ser eliminado do processo seletivo, com exceção do Exame Intelectual, que terá caráter CLASSIFICATÓRIO.
Ao final do processo serão matriculados os 20 (vinte) alunos que obtiverem a maior nota no exame intelectual, desde que tenham sido considerados aptos nas demais fases do processo seletivo. Em caso de empate na nota do exame intelectual será observado o resultado do exame de aptidão física como critério de desempate. Persistindo o empate, o critério adotado será a idade (o mais velho tem precedência).
2.Quais são os exercícios exigidos no Exame de Aptidão Física?
No exame de aptidão física os alunos deverão atingir os seguintes índices mínimos nos exercícios abaixo listados:
Flexão na barra - 2 (duas);
Flexão Abdominal - 26 (vinte e seis);
Flexão de braços - 18 (dezoito); e
Corrida de 12 minutos - 2100 (dois mil e cem) metros.
Obs: O candidato que deixar de alcançar índice mínimo em alguma das provas físicas estará eliminado do processo seletivo.
Não haverá uma 2ª oportunidade para a realização dos exercícios físicos a qualquer dos candidatos.
3. Exame Intelectual
A prova é constituída de questões de nível médio de matemática, português, história e geografia e ainda de uma redação.
O exame intelectual será aplicado nas dependências do 5º BEC, que será informado aos candidatos com antecedência.
No exame intelectual, o candidato deverá comparecer com 1 (uma) hora de antecedência no local designado, portando o CAM, documento de identidade (com foto), lápis, borracha, caneta azul ou preta. Não ingressarão no local de prova os candidatos que não estiverem vestidos adequadamente, pois bermuda, camiseta sem manga e chinelos são proibidos em toda as fases do processo seletivo.
- Referência: Portaria nº 145 - DECEx, de 8 OUT 2012 - Aprova as Instruções Reguladoras da Seleção Complementar para os Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva - IRISC/OFOR (EB60-IR-18.001), 1ª Edição, 2012.
CALENDÁRIO DE EVENTOS: À DEFINIR
Observação: a efetivação da matrícula no NPOR/5º BEC para o candidato aprovado em todas as fases está condicionada a que o candidato esteja frequentando o ensino universitário, em estabelecimento escolar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); No ato da matrícula do NPOR/5º BEC, deverá ser apresentada a declaração do estabelecimento de ensino comprovando o curso de ensino superior.